|

Empreendedorismo Feminino em Alta: Mais de Metade das Mulheres Portuguesas Querem Empreender

Portugal lidera atualmente na Europa em termos de intenção empreendedora feminina. Segundo um estudo da Mastercard, 62% das mulheres portuguesas afirmam ter vontade de criar o seu próprio negócio. Esta percentagem coloca Portugal à frente de países como Espanha, França e Alemanha.

A principal motivação das mulheres portuguesas para empreender é a flexibilidade de horários (63%), seguida da vontade de independência financeira (56%). Muitas apontam também a necessidade de encontrar uma atividade que lhes permita conciliar a vida pessoal com a profissional. Cerca de 47% das mulheres entrevistadas afirmam ter atividades paralelas ao seu trabalho principal, um claro indicador de um espírito empreendedor em ascensão.

Maria Antónia Cunha, fundadora da startup “EcoCria”, afirma que “o desafio é grande, mas a liberdade de criar algo nosso é incomparável”. O ecossistema de startups em Lisboa e Porto tem contribuído para criar uma base de apoio cada vez mais robusta para as mulheres que querem iniciar os seus projetos.

Este fenómeno está também a ser impulsionado por programas de apoio ao empreendedorismo feminino, como o “StartUP Voucher” e iniciativas do IAPMEI. A tendência aponta para um futuro em que as mulheres portuguesas serão protagonistas da inovação empresarial no país.

Similar Posts